Manifestação em São Paulo contra a Chacina de Jacarezinho

Neste sábado, dia 08 de maio, diversos movimentos sociais, coletivos e organizações políticas ocuparam a av. Paulista, na altura do vão do Masp, em São Paulo. A manifestação foi em repúdio à chacina que vitimou pelo menos 28 pessoas na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Protagonizada pela Polícia Civil, a ação do Estado promoveu um verdadeiro banho de sangue na comunidade, resultando em casos com evidentes sinais de execução sumária. Nós da OASL estivemos presentes junto aos movimentos sociais em que estamos inseridos.

A chacina do dia 06 de maio não configura um caso isolado, sendo mais um capítulo da brutalidade das forças policiais contra o povo negro e pobre. Enquanto braço armado do Estado, as polícias têm o papel histórico de manter os privilégios das classes dominantes por meio da repressão e do massacre sistemático dos de baixo. As incursões recorrentes nas comunidades em nome da “guerra às drogas” reflete um cotidiano terrorismo de Estado, num genocídio silencioso e constante.

A manifestação no MASP, assim como as demais em diferentes regiões do país, ilustra que nós, as e os de baixo, não compactuaremos com essa política de massacres que acomete negros e pobres no cotidiano brasileiro. Durante o ato, duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar, que além da brutalidade cotidiana, tenta calar nosso protesto.

Nossos problemas não serão resolvidos com práticas conciliatórias, ou por meio do campo institucional, mas a partir da atuação política constante e organizada, na construção de um povo negro forte e combativo. O movimento negro não deve ter qualquer ilusão com a política institucional, já que o Estado é protagonista desse massacre. Não podemos sentar na mesa com quem mata a nossa gente diariamente! Somente a organização popular nas quebradas é capaz de garantir a resistência na construção do Poder Popular!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s