O interior paulista caminha para o colapso da saúde!

Os casos de Covid-19 explodiram no interior de São Paulo, forçando muitas regiões a recuarem para a fase vermelha da quarentena. Em diversos municípios, a ocupação de UTIs se aproxima do limite, passando de 90% dos leitos ocupados, às vezes chegando a 100%.

As elites locais – empresários dos mais variados ramos – se recusam a ver uma diminuição de seus lucros, impulsionando uma série de protestos, carreatas e manifestações pelo direito de lucrar em meio à pandemia. Essas mobilizações encontram eco e apoio no discurso bolsonarista. Em Bauru, a prefeita Suellen Rosim (Patriota) decidiu desrespeitar as decisões estaduais e liberar o comércio, sem restrições. Conseguiu apoio de figuras como Luciano Hang (o Véio da Havan) e de Sérgio Camargo (Fundação Palmares), bem como de diversas entidades patronais locais e regionais.

O governo Doria (PSDB), apesar de ter despertado raiva de empresários e bolsonaristas, não é inocente. A atitude recente de restringir as atividades se deu após um longo período de descaso, em que nenhuma ação mais séria havia sido tomada. Além disso, o governador se mobiliza pela reabertura das escolas estaduais, mesmo em fase vermelha, o que resultaria em um aumento incalculável de casos, enquanto vemos pessoas morrendo por falta de oxigênio no Amazonas.

Entendemos que alguns insatisfeitos com a quarentena, como autônomos, pequenos comerciantes, dependam do comércio para sobreviver. Sabemos que outros, principalmente trabalhadores assalariados dos setores privados, tenham medo da demissão. É por isso que somos a favor de auxílios financeiros a todas e todos que precisarem durante esse período de dificuldades, para poderem se resguardar com as devidas condições.

Jair Bolsonaro, João Doria, as prefeituras municipais e os extremistas de direita são todos cúmplices desse desastre que atinge dezenas de cidades paulistas. É urgente que a classe trabalhadora organizada em movimentos populares deem um basta à essa política de morte do Capitalismo.

Organização Anarquista Socialismo Libertário
Janeiro de 2021

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s