[RP-AL] Abaixo a farsa do PNE! – por uma educação libertadora, feita pelo povo e para o povo!

Posted on 21/08/15 por

0


Escrito pela Resistência Popular – Alagoas:

ABAIXO A FARSA DO PNE! – POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA, FEITA PELO POVO E PARA O POVO!

Acompanhamos no início deste ano a reformulação e atualização do plano plurianual denominado Plano Nacional de Educação. Este plano que, visa apresentar metas e propostas de melhoria para a educação em todos seus níveis e modalidades, apresenta um discurso de “democracia participativa” do qual o governo do PT se utiliza para camuflar e mascarar suas ações neoliberais, com um cunho dito “popular”.
Infelizmente alguns movimentos sociais, muitos com ligações estreitas ao governo federal apoiam o PNE e sua participação no processo deu uma maquiagem mais democrática, mas na verdade o projeto se alinha as políticas orientadas pelos organismos financeiros internacionais e sua concepção e finalidade está longe de ter um caráter popular positivo.
Além disso, o PNE é forjado desde a década de 1990, quando surgiu a ideia de organização do primeiro documento, pelas ideias-força de organismos internacionais como o Banco Mundial, ONU e Unicef, que visam uma educação tecnicista, neoliberal e de preparação estrita para o mercado de trabalho.
O PNE atual está repleto de manobras que estes organismos internacionais e agências multilaterais construíram a favor de benefícios estatais e financeiros. Além disso, ele quebra todas as estruturas políticas que a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, exibe em seu documento, se afastando da oferta de uma educação pública e de qualidade. Isto se dá devido ao grande incentivo a iniciativa privada em ofertar a educação, principalmente através de cursos técnicos no Ensino Médio, e total desvalorização ao Ensino Superior público.
Portanto, a Resistência Popular se coloca em uma posição contra hegemônica a estas políticas destrutivas para a educação brasileira, onde seu real interesse é a produção de mão de obra para o mercado, e, o distanciamento da formação humana com base na solidariedade, autonomia, criticidade, laicidade e coletividade, bases estas que são essenciais para a construção de uma educação libertadora e transformadora.

Resistência Popular – Alagoas

Para mais informações, acesse: http://resistenciapopular-al.blogspot.com.br/